quinta-feira, 8 de abril de 2010

Do latim "lux"

O segmento do luxo é um mercado em desenvolvimento que a cada ano vem crescendo junto com a população.

Se pararmos para olhar em nossa volta, poderemos perceber que o numero de lojas desta categoria esta aumentando e com elas, os seus consumidores, sempre mais exigentes em busca de novidades.

Segundo dados da Interbrand, o mercado mundial de produtos Premium atingiu em 2003 cerca de US$ 200 bilhões, apresentando crescimento de 19%.A estimativa do Boston Consulting Group é de que esse mercado atinja US$ 1 trilhão por volta de 2010, isto é um notável crescimento de consumo que com certeza ira refletir nas dinâmicas de produção futuras.

Marcas como Ferrari, Porche e Lamborghini, são sempre mais vistas pelos bairros São Paulo, como também o numero de lojas de categoria que invadem as cidades valorizam sempre mais os centros urbanos através das próprias estruturas interagindo com o ambiente através de identidades e arquiteturas.

O segmento de luxo é o segmento do “belo”.

Etimologicamente, "luxo" é "luz" têm a mesma origem, vêm do latim "lux", que significa "luz" representando o valor figurativo do luxo que envolve situações, serviços e produtos que, comparados com outros, gozam de prestígio.

Este prestígio é dado pela sensibilidade que os produtos trazem, carregando um significado artístico exclusivo para ser apreciado.

O mercado de luxo é consumido principalmente por pessoas que tem bom gosto e reconhecem a diferença com produtos que não pertencem a este: de acordo com Mademoiselle Chanel afirmamos que o conceito de luxo representa o contrario da vulgaridade, na sua forma e essência, independentemente do seu preço considerando seu valor.

Pode-se dizer que vivenciar o luxo, se torna um estado emocional que envolve sensações, serviços e produtos privilegiados para uma categoria de pessoas privilegiadas, qual o sentido do bom gosto, guia o percorrer de seus consumos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário